03

Jan

Prédio do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP terá estrutura de madeira

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAB) da USP anunciou que construirá um novo edifício público. O diferencial do projeto, idealizado pelos alunos, professores e profissionais relacionados ao curso de Arquitetura e Urbanismo, em parceira com a empresa Base Urbana, é o material utilizado na construção para substituir o concreto — a madeira lamelada colada.

O novo prédio será um dos primeiros edifícios públicos com estrutura de madeira do país. Com previsão de conclusão em 20 meses, a técnica, em que os projetistas optam pela utilização de madeira, oriundas de áreas de reflorestamento e manejo controlado, tem ganhado espaço no Brasil.

Para isso, a madeira é tratada. Ela passa por um processo de industrialização, com produtos que protegem do fogo, água, cupins e outras pragas, e são entregues prontas de fábrica, para serem montadas no local. Uma das técnicas para a edificação, que será utilizada no IAU, é a madeira lamelada colada — em que as tábuas são unidas com cola industrial e dispostas de forma paralela, formando uma estrutura extremamente resistente.

Agencia na Web